Até 10x sem juros nos cartões

    10% de desconto via PIX ou Boleto

    Fabricação própria Produtos exclusivos

A IMPORTÂNCIA DE UMA BOA NOITE DE SONO PARA COMEÇAR BEM O DIA

Categoria: Saúde

Saiba que uma boa noite de sono é tão importante quanto fazer exercícios regulares e manter uma dieta saudável. Quando você dorme mal, é muito provável que seu dia não seja tão produtivo. Pesquisas demonstraram que uma noite “mal dormida” tem efeitos negativos imediatos sobre seus hormônios e função cerebral. 



Ao contrário, uma boa noite de sono pode ajudar você a se exercitar melhor, ter um dia mais produtivo, melhorar o ânimo, sua criatividade e muito mais. 



Então, se você quer otimizar seu dia, sua produtividade e sua saúde, uma boa noite de sono é uma das coisas mais importantes que você pode fazer. Pensando no seu bem-estar, vamos deixar algumas dicas, baseada em evidências, para você dormir melhor à noite.



3 dicas para dormir melhor à noite



1. Exposição à luz durante o dia



Todos nós possuímos um relógio natural que nos ajuda a ficar acordado e avisa nosso corpo quando é hora de dormir.  A luz solar natural, ou a luz forte durante o dia, ajudam a manter a energia durante o dia e consequentemente a qualidade e a duração do sono à noite. 



Portanto, em pessoas com insônia, a exposição diurna à luz intensa melhora, e muito, a qualidade e a duração do sono. Também pode reduzir o tempo que leva para adormecer. 



Mesmo que você tenha um sono normal, ficar exposta à luz brilhante durante o dia pode aumentar a quantidade e qualidade do seu sono. Experimente ficar mais tempo exposta à luz do sol ou, se isso for difícil para você, investir em um dispositivo de luz artificial ou lâmpadas. 



2. Reduza a exposição à luz durante a noite



Se durante o dia a luz é benéfica, ao contrário da noite, é preciso evitar. Novamente, isso se deve ao efeito que fará em seu cérebro. Ele irá pensar que ainda é dia. Isso reduz os hormônios, como a melatonina, que ajudam você a relaxar e dormir profundamente. 



A luz que os aparelhos eletrônicos como smartphones e computadores emitem em grande intensidade, é a pior delas. Mas caso você precise estar em contato com esses aparelhos, mesmo próximo de dormir, procure desligar a TV, reduzir a intensidade da luz do seu celular, desligar as luzes fortes de sua casa, pelo menos 2 horas antes de ir para cama. 



3. Evite tomar café no final do dia



A cafeína tem inúmeros benefícios. Não é à toa que é a segunda bebida mais consumida no mundo. Ela melhora o foco, a energia e o desempenho para nosso dia a dia. No entanto, quando consumida no final do dia, a cafeína estimula nosso sistema nervoso e pode impedir que o corpo relaxe naturalmente durante a noite. Portanto, procure tomar café até no máximo entre 15 e 16h, especialmente se você for sensível à cafeína ou tiver problemas para “pegar no sono”.  



Viu?! Se você quer ter um dia agradável, produtivo e bem-estar, te aconselho a incorporar pelo menos essas 3 dicas acima em sua rotina diária. E tenha bons sonhos! 



Por: Sônia Ferreira