Até 10x sem juros nos cartões

    10% de desconto via PIX ou Boleto

    Fabricação própria Produtos exclusivos

COMO COMBATER A DOR NA LOMBAR COM MÉTODO PILATES

Categoria: Saúde

A dor lombar é extremamente comum hoje em dia e o Pilates é uma ótima maneira de aliviar a dor e a tensão. Em algum momento da vida você já teve isso? Dores na parte inferior das costas? Para muitas de nós pode ser uma dor simples, que melhora rapidamente. No entanto, para outras, pode ser um problema que requer mais atenção. Vários estudos de pesquisa sugerem que o Pilates pode ser eficaz no alívio da dor lombar. Os benefícios de fazer Pilates incluem aumento da força e flexibilidade muscular e melhora da postura. Também foi considerado bom para ajudar a controlar a dor. 



Nos últimos anos, muitas pesquisas foram publicadas recomendando o Pilates como uma forma eficaz de tratamento para a reabilitação de lesões. Também é recomendado por médicos regularmente como sendo eficaz na redução da dor e na melhoria da função e da qualidade de vida em pacientes com dor lombar crônica inespecífica. Dependendo da causa da dor, a prescrição de exercícios específicos pode variar de pessoa para pessoa. Vale ressaltar que a dor lombar pode ser causada por várias condições e a avaliação de um fisioterapeuta ou profissional da área da saúde pode orientar você com o tratamento adequado. 



Vamos deixar algumas dicas de como o Pilates pode ajudar no alívio dessas dores. 



Dicas de Exercícios de Pilates Para Dor Lombar



1. Rosca Pélvica



A rosca pélvica costuma ser um dos primeiros exercícios indicados para dor lombar no método Pilates. É relativamente simples, mas também mostra como usar os músculos abdominais de forma a apoiar e alongar as costas. Este exercício usa especificamente os músculos abdominais e glúteo. 



2. Elevadores de perna única



O levantamento de uma perna é feito com a coluna em posição neutra. É um ótimo exercício para quem está sem estabilidade pélvica. Levantar uma perna enquanto a outra está no tapete começa a desafiar o corpo de uma forma funcional, semelhante a caminhar. O exercício trabalha os abdominais e os flexores do quadril.



3. Elevação do tórax



A dor lombar pode ocorrer por várias razões, uma delas é a fraqueza dos músculos abdominais. Embora este exercício possa parecer semelhante a um abdominal, a ênfase está no envolvimento do transverso abdominal e na estabilidade pélvica. O puxão ou tensão na área do pescoço e o uso excessivo dos flexores do quadril são eliminados.



Vários são os exercícios do método Pilates para te ajudar a minimizar a dor lombar. Todos eles são muito eficazes para fortalecer os músculos extensores das costas, muitas vezes fracos. Também ajuda a desenvolver o controle dos músculos centrais. A extensão básica das costas trabalha os extensores das costas e os abdominais.



Vamos começar a cuidar disso? Que tal deixar comentários e compartilhar nossas dicas em suas redes sociais?

 Por: Sonia Ferreira